Você possivelmente já saboreou uma daquelas fatias de pão embebida em leite e ovos, que depois é frita e polvilhada de açúcar e canela ou regada com calda ou mel, não? Sim, estamos falando da rabanada, uma iguaria bastante apreciada no mundo todo e por aqui também!

Há relatos de que a origem da receita seria espanhola, mas outros acreditam que ela seja uma incorporação de hábitos franceses - daí o fato de a rabanada ser conhecida também como "french toast" (torrada francesa). Já os franceses a chamam de "pain perdu" (pão perdido).

Seja como for, o costume de se preparar rabanadas chegou ao Brasil por influência dos portugueses. Lá na terrinha, eles a chamam de fatia dourada ou ainda de pão parida, este último nome sendo uma referência à lenda de que a receita teria surgido depois que uma mulher pobre - sem ter o que comer e tendo que alimentar seu filho recém-nascido - passou a ter leite de sobra (até para amamentar outras crianças) depois que passou a se alimentar com a única coisa que tinha: restos de pão amanhecido molhados com leite adocicado. Seria por isso, inclusive, que a rabanada acabaria se tornando símbolo de prosperidade e fartura, passando a ser servida nas festas de final de ano.

Para quem é fã dessa iguaria, a boa notícia é que ela está à venda o ano todo aqui na Hannover, onde você também encontra diversos outros pães artesanais. Venha conferir de perto!